terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fortaleza comemora os 111 anos de Carlos Drummond de Andrade

2013 marca a entrada de Fortaleza no circuito nacional de homenagens ao poeta Carlos Drummond de Andrade (Itabira do Mato Dentro, MG, 1902 - Rio de Janeiro, 1987) no dia de seu nascimento, 31 de outubro.

Esta celebração local tem, ela mesma, uma história, que se pauta pela junção de duas modalidades do saber humano, que muitos insistem em ver separados, distantes, uma barreira instransponível de permeio - a arte e a ciência. Na tentativa de desfazer esses nós - artificiais, em nossa concepção - foi criado na Faculdade de Medicina da UFC, o grupo Humanamigos, de que faz parte ativa o Prof. Álvaro Madeiro Leite, e que visa a uma integração dos alunos com as percepções da arte sobre o mundo e os homens.
Assim nos encontramos e, em nosso primeiro evento conjunto, o I Colóquio, Criança, Literatura e Medicina, que teve uma parte de suas atividades realizadas no IPREDE (Instituto para a Primeira Infância) ouvimos dos próprios médicos, a começar pelo "dono da casa", Dr. Sulivan Mota, diretor da instituição, a ideia vibrante de oferecer o espaço do IPREDE para a comemoração do aniversário do poeta.
Claro que as relações entre a Medicina e as artes, inclusive a literatura são antigas e sólidas, muitos médicos manejando a palavra com sensibilidade e maestria. O que nos parece algo novo nessa iniciativa, além da forte crença de que a  arte é libertadora com relação às pequenezas do espírito humano, é o fato de se oferecer aos estudantes a compreensão da linguagem da poesia como uma possibilidade de entendimento e de reconforto da pessoa que sofre, tanto quanto os tratados que descrevem as doenças, catalogam-nas, ou apresentam suporte farmacológico para sua atenuação ou eliminação.
Drummond, com seus poemas - puro sentimento do mundo - vai desta vez nos conduzir pela estrada que leva à compreensão do outro - e de nós mesmos - com os tantos outros que nos habitam.
Que o Dia D de 2013 seja belo, suave e cheio de profundidade - como costuma ser a poesia!

Parabéns ao poeta e a todos nós que temos a sorte de poder conviver com suas criações repassadas de encantamento!
Fernanda Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário